O Comprometimento desta Geração de Profissionais

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…..Vivemos em uma sociedade espantosamente dinâmica e instável. As empresas que terão maior percentual de crescimento em um futuro próximo são as que investirem no capital humano. Contar com profissionais talentosos e comprometidos é o objetivo de todas elas.
Aí começa o problema.

…..Onde estão estes profissionais? Em uma empresa com 300 colaboradores, podemos contar nos dedos aqueles que verdadeiramente pensam no todo e não em si mesmos, os que realmente estão comprometidos com a missão da empresa e com o seu crescimento. Vá a uma loja faltando meia hora para fechar, tente marcar uma reunião nas mesmas condições e certamente, você terá uma surpresa.

E por quê?

…..São diversos os fatores, mas sem sombra de dúvida, a geração atual (de +/- 15 a 30 anos), também conhecida como geração egoísta, está demorando muito para crescer profissionalmente (profissionalismo). Mas tudo isto é fruto de uma sociedade em mudança, onde pais não sabem impor limites e as entidades governamentais abominam o trabalho de jovens de 14 a 18 anos. Não me refiro a trabalho pesado, mas quem de nós não foi Office Boy ou aprendiz de qualquer coisa? Isso apenas ajuda o amadurecimento, tanto como homem quanto como profissional.

…..Não classifico o parágrafo anterior como desabafo, apenas vejo as dificuldades enfrentadas pelos empresários na busca de resultados. Como consultor, presto serviços a várias empresas e é comum ouvirmos frase como: “Pelo salário que ganho, trabalho até demais”, ou “Se não estão satisfeitos que me mandem embora, assim fico em casa ganhando salário do governo” e por aí vai. E não adianta simplesmente mandar embora, o que irá substituí-lo será igual. É lógico que pode variar de região para região, principalmente em um país continental como o nosso, mas de um modo geral, este é quadro.

Então não tem jeito?

…..Não é bem assim, quase tudo tem jeito. O grande desafio nos dias atuais é criar condições internas que propiciem o crescimento individual, investindo em conscientização e treinamento tanto motivacional como comportamental, e trabalhar no amadurecimento dos profissionais. Lembrete: Motivar alicerçado em aumentos salariais é uma estratégia de vida curta. Em poucos meses a situação será a mesma.

…..O ser humano é muito complexo. Diversos caminhos podem levar ao mesmo resultado, ou com pequenas variações, mas o primeiro passo para qualquer gestor é tentar buscar os verdadeiros comprometidos, e quando achar, segurar. Existe uma frase muito antiga, mas muito interessante: “Para se fazer um bife a cavalo, a galinha colaborou, mas o boi se comprometeu”.

Pense nisso, olhe ao seu redor e veja com quantos você verdadeiramente pode contar!