Rua Januário Matroni, 143 - 1º Andar - Guarulhos-SP 11 2472-7113 11 2463-2101 11 4386-4071

Um certo Sr. Thumé

“…e suas Experiências de Vida”

Um certo Sr. Thumé

.Somos abençoados em nossas vidas por conhecermos pessoas que contribuem muito para o nosso crescimento, tanto profissional como pessoal. Eu particularmente sou privilegiado por ter uma profissão que facilita esse contato, e posso dizer com certeza que sempre aprendemos e amadurecemos com as experiências vividas por outros.

No final de 2009, conheci o Sr.Thumé. Um homem no auge dos seus 60 anos, com uma experiência de vida fabulosa. É muito gratificante ouvir seus conceitos de vida, nem sempre assimilados no primeiro momento, mas depois acabamos por concluir que suas lições fazem todo o sentido. Há cerca de três semanas, em uma reunião descontraída conversávamos sobre as dificuldades de comprometer os funcionários com os objetivos da empresa, então ele me fez a seguinte pergunta:

…..O que move as suas ações…, a família, o patrimônio ou a empresa?

…..Como consultor, devo escutar mais do que falar, afinal como dizia minha avó, nós temos dois ouvidos e apenas uma boca, assim não nos comprometemos, e a possibilidade de perder o encanto diminui. Todavia quando questionado não há escapatória, temos que nos posicionar e dizer alguma coisa. O pior é tentar entender o que está por trás da pergunta. E sempre há algo.

Bem, como quase todos os mortais, coloquei em primeiro lugar a FAMÍLIA, pois entendo que é justamente ela que nos dá o ânimo necessário para continuar lutando e buscando dias melhores, nem que para isso tenhamos que abdicar de nossos egos e engolir alguns sapos. Mas algo me dizia que esta resposta era muito óbvia, portanto provavelmente estaria errada dentro de seu conceito.

…..Após uma pausa! O Sr.Thumé faz a seguinte colocação:

…..“Mauricio, nós temos que guardar a família em nossa mente e em nossos corações, mas nunca colocá-la à frente de todas as nossas ações. Pois caso contrário, você poderá perdê-la.”

…..E concluiu contando uma história que ele havia presenciado. Quando jovem, trabalhava em uma empresa e que em dado momento, recebeu um pedido acima de sua capacidade, mas importante para sua sobrevivência. Solicitou o empenho de todos e logicamente, alguns finais de semana. Nisso, um colega de trabalho muito dedicado, mas não comprometido, disse que o domingo era reservado para sua família e que não poderia contribuir além do que já estava. O final vocês até podem imaginar. Ao concluir o pedido, este profissional foi demitido e seu cargo dado a outro que pensasse um pouco mais na empresa. Então, seguindo a sua ótica, a ordem seria EMPRESA – PATRIMÔNIO – FAMÍLIA!

…..E completou: A empresa (emprego – Fonte de recursos) participa na obtenção do patrimônio e por sua vez, propicia o conforto de sua família. Se você colocar a família à frente de tudo, perderá a empresa, consumirá seu patrimônio, e quando a miséria bater a porta, não há amor que resista.

…..Esta passagem é apenas uma das inúmeras que o Sr Thumé nos agracia a cada dia. Sua habilidade em transformar “causos” em experiência de vida é muito peculiar. Sempre que precisa tomar alguma medida para melhorar alguma coisa, mesmo que amarga, não pensa duas vezes. Como ele mesmo diz: “É briga barata!”, não empurra nada com a barriga, se precisar faz!

…..Com pessoas como ele que aprendemos a enxergar além do óbvio, e olhe que não estou pagando nada por isso.


Por: MOURA FERNANDES

Março 3rd, 2016

Categorias: Artigos



Gostou? compartilhe!

Solicite um orçamento